Olá Internautas, espero que esteja tudo ótimo.Vamos bater um papo cabeça?!




Sou estudante de Administração e vou postar agora uma dissertação que fiz sobre esse assunto que vocês estarão lendo (ou não) abaixo [risos]... Espero que gostam e sirva para estudos.



Só as grandes empresas investem em pessoas?

Eis a questão?

Em empresas de médio e pequeno porte a rotina do RH não é igual a de uma empresa tradicional de grande porte, a tomada de decisão é centralizada no dono da empresa e acaba impactando nos investimentos. O pensamento do dono de empresas de médio e pequeno porte é que: "o investimento é dividendo que deixará de entrar no seu bolso", já para um executivo profissional de empresa de grande porte, os investimentos, estão atrelados ao seu orçamento e todo um estudo foi feito baseado nas experiências anteriores e previsões futuras(que inclui gastos com treinamento e aperfeiçoamento de funcionários). Alem disso,em empresas grandes devido sua estabilidade teoricamente é mais fácil admitir funcionários.

O dono, porém, irá analisar com um rigor maior todos os investimentos que chegarem até seu destino, porque ele inclui na fatura do investimento anos de sacrifício pessoal e familiar no desenvolvimento, alguns planejados e outros de emergência, para manter a empresa ou aproveitar uma oportunidade "imperdível" ou "estratégica". Essa cautela, as vezes é interpretada de forma equivocada pelos funcionários, que acabam criticando suas atitudes e julgando erroneamente. Não há impaciência ou descompromisso nessa postura: sua empresa é mais que um trabalho ou uma carreira, é uma aposta que custa todo um projeto de vida.

Isso não significa dizer que as empresas de grande porte investem mais ou melhor em seus funcionários, o fato é que podemos afirmar que existe um "excesso de precaução". Há de se considerar diferentes escalas de faturamento e orçamentos e a complexidade da operação. Somente, porque as vezes, temos empresas que chegam a ter muitos funcionários e não existe um plano de cargo e salários definidos enquanto empresas de vinte funcionários são religiosas na contratação que combinam com a sua cultura.

(Texto Baseado no artigo: Só as grandes empresas investem em pessoas? de Flavio Yoshimura, consultor-sócio da Fábrica RH)

Um forte abraço e fiquem com Deus!!!

0 comentários:

Postar um comentário